Águia Sistemas lança sistema de armazenagem motorizado

05/08/2015 às 13:51:58

...

#Logística #SistemaDeArmazenagem #EstruturasMotorizadas

Para se manter no mercado, as empresas devem atender às demandas específicas dos clientes, criando soluções customizadas. A Águia Sistemas (empresa do ramo de Sistemas de Armazenagem), em parceria com três empresas, produziu um sistema de armazenagem motorizado, com o propósito de reduzir custos e aumentar a densidade da armazenagem. Leia a reportagem na íntegra:

A Águia Sistemas, especializada no projeto de sistemas de movimentação e armazenagem de materiais para os segmentos industrial e de logística, está lançando o mais novo produto a integrar seu portfólio: o XY-FLOW, um Sistema Dinâmico Horizontal Acionado. Desenvolvido pela Águia, o sistema foi produzido em parceria com três empresas a Kyowa, do Japão, Industrial Software, da Bulgária, eInsight Automation, dos Estados Unidos, em uma joint ventureexistente desde 2014 para a integração de tecnologias, seguindo os conceitos do processo Lean.

O novo produto foi desenvolvido a partir da demanda apresentada pelos clientes para aumentar a densidade da armazenagem em centros de distribuição, alcançando, com isso, também, uma redução de custos na cadeia logística. O XY-FLOW é composto por estruturas de estocagem, que movimentam os paletes de produtos em pistas paralelas ao piso, ou seja, sem a necessidade de inclinação e sem perda dos níveis de armazenagem, permitindo a estocagem em túneis de grande profundidade.

A movimentação é feita empregando a tecnologia Pulse Roller, rolos acionados para a motorização, surgido do trabalho da joint venture. Esses roletes detectam a presença do palete (sem a necessidade de sensores óticos) e, a partir desse momento, inicia-se a criação de uma lógica para a movimentação.

“Existe uma comunicação em rede entre os rolos motores para detectar posições vazias e criar a lógica de acúmulo. Toda vez que a empilhadeira retira um palete da posição de descarregamento, cria-se uma área vazia e o palete anterior avança”, explica o gerente de Engenharia de Automação da Águia Sistemas, Geraldo Lima. Essa configuração permite a construção de túneis de transporte de longas distâncias e, principalmente, com maior adensamento vertical.

“Com o lançamento do XY-FLOW, reforçaremos os esforços no desenvolvimento de soluções customizadas para atender às demandas mais específicas de movimentação de materiais”, afirma o diretor-presidente da Águia Sistemas, Rogério Scheffer.

Fonte: http://goo.gl/3m6t58