Perguntas frequentes

Tire as suas dúvidas sobre o Enade 2015.

Sim, a realização do Enade é componente curricular obrigatório aos cursos de graduação, conforme determina a Lei nº. 10.861, de 14 de abril de 2004, sendo o registro de participação condição indispensável para emissão do histórico escolar.

O estudante inscrito que não realizar a prova não poderá receber o seu diploma enquanto não regularizar a sua situação junto ao Inep/MEC, haja vista não ter concluído o respectivo curso de graduação. O Enade é componente curricular obrigatório.

O aluno deverá justificar e comprovar sua ausência junto ao Inep/MEC. Para esta justificativa é necessário ficar atento às orientações da EAD Unicesumar.

Não. O estudante somente será dispensado se o INEP aceitar a justificativa para a ausência, caso contrário o estudante fica em situação irregular e deverá ser inscrito na próxima edição do Enade.

Não. A irregularidade é do estudante, que deve ser inscrito no Enade pela IES a qual está vinculado no momento das inscrições para o Enade.

O estudante fica impedido de colar grau até regularizar a sua situação junto ao Enade.

Os estudantes ausentes em 2014, que não tiverem aceitas as suas justificativas, serão reinscritos automaticamente pela IES em 2015 com o status de "estudante irregular", para que possam, assim, regularizar a sua situação junto ao INEP/MEC.

O estudante habilitado ao Enade 2014, que for inscrito em mais de um curso, deverá optar por uma das provas e comparecer ao local determinado. A confirmação de presença e participação em uma das provas, na ata de presença publicada pelo INEP, o dispensa da outra prova e sua situação fica regular em ambos.

Assim que o aluno responde o “Questionário do Estudante”, terá acesso à informação sobre o local de sua prova.

O Questionário do Estudante faz parte da nota do Conceito Preliminar do Curso e seu preenchimento é obrigatório. É muito importante preenchê-lo de forma completa e cuidadosa. Evitar alternativas "sem informação". O preenchimento deste questionário é on-line e os colaboradores dos polos de apoio presencial Unicesumar estão aptos a orientar os alunos.