Sobre o Enade

ENADE é o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), aplicado pelo Ministério da Educação (MEC), que integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), e tem como objetivo avaliar o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e competências.

Por que fazer o ENADE?

Um curso bem avaliado no Enade não é só importante para a instituição, mas também para você, que concluirá seu curso superior em uma instituição reconhecida nacionalmente pela qualidade de ensino. Isso irá valorizar o seu diploma!

Quem participa?

Estão habilitados ao Enade 2015 todos os estudantes de primeiro ano (ingressantes) e de último ano (concluintes) das áreas e cursos a serem avaliados pelo Enade. No entanto, em 2015, somente os estudantes concluintes participarão da prova a ser aplicada em 22/11/2015.

Entende-se por ingressantes aqueles que tenham iniciado o respectivo curso no ano de 2015, devidamente matriculados, e que tenham de zero por cento a vinte e cinco por cento da carga horária mínima do currículo do curso cumprida até o dia 31 de agosto de 2015. Os concluintes dos Cursos de Bacharelado são aqueles que tenham expectativa de conclusão do curso até julho de 2016 ou que tenham cumprido oitenta por cento ou mais da carga horária mínima do currículo do curso da IES até o dia 31 de agosto de 2015.

Além disso, os estudantes concluintes dos Cursos Superiores de Tecnologia, ou seja, aqueles que tenham expectativa de conclusão do curso até dezembro de 2015 ou que tenham cumprido setenta e cinco por cento ou mais da carga horária mínima do currículo do curso da IES até o dia 31 de agosto de 2015, também participarão da prova do Enade 2015.

Como o aluno fica sabendo sobre o local da prova?

Alunos EAD Unicesumar serão comunicados pela instituição através de: Mural de Avisos (AVA), mensagem de celular, ligação telefônica e listagem nos polos de apoio presencial. O Enade também disponibilizará um hotsite com informações completas.

O local da prova é definido pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

Quando?

A prova será aplicada no dia 22 de novembro de 2015, com início às 13 horas (horário de Brasília).

Quais cursos?

Participarão pela EAD Unicesumar, os alunos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Gestão Comercial, Gestão Financeira, Gestão Pública, Logística, Marketing, Processos Gerenciais e Recursos Humanos.